sábado, 24 de março de 2007

Pensa... mentos

"Segundo Platão, a verdadeira sabedoria consiste em ordenar bem a própria alma. Alimentar intensamente um sonho ou desejo, com emoção e tranqüilidade, é viver com determinação, objetivo e, claro, sabedoria. Porque a emoção transforma a centelha interior em luz, a luz em chama e a chama em sol, e assim nasce a realização, nasce um sistema, nasce a vida."

Este é um dos trechos do livro que escrevi com o Dr Euler ano passado. O título da obra é "Do início ao fim: um novo olhar sobre a vida e a morte". A idéia do livro nasceu depois do convite para ministrar um módulo num curso de especialização em Tanatologia. Somos, os dois, integrantes da Sociedade Brasileira de Tanatologia.

Longe de ser um tema mórbido, como parece ao primeiro olhar, Tanatologia é a ciência que estuda a morte para dar mais sentido à vida. Somos finitos, tênues e nosso tempo aqui é limitado, assim temos, mais que qualquer coisa, a obrigação de sermos felizes.

Após a apresentação, de autoria do Dr. Euler, começa meu texto e ele é bem assim:

"Uma das perguntas que assalta a mente humana ao longo de sua história, em todos os tempos, em todas as culturas é “O que é a vida?”. Teorias e conceitos existem aos montes, mas na verdade a vida é um mistério a espera de ser revelado, um jogo a ser vencido, uma luta a ser enfrentada e, ao mesmo tempo, é a beleza de simplesmente viver, como uma canção que existe para ser cantada, um poema para ser declamado ou um abraço a ser dado.

Numa visão mais otimista, percebemos que todos os dias a vida nos dá a oportunidade de transformar as tristezas em alegrias, para que possamos realizar nossa missão e alcançar nossos objetivos. E, justamente por isso, não devemos nos apressar em crescer, pois jamais voltaremos a ser criança. Se perdermos a saúde para ter dinheiro, é quase óbvio que em seguida perderemos o dinheiro para ter saúde. Se pensarmos ansiosamente no futuro, não viveremos nem o presente e nem o futuro. Se utilizarmos as drogas para viver, morreremos sem ter vivido.

Se nos relacionarmos com outras pessoas, certamente sofreremos, magoaremos e seremos magoados. Por outro lado, se nos isolarmos, como iremos crescer e sentir o mel e o fel do que é amar?"

Você sabe? Se souber, me conta? :)

2 comentários:

Unknown disse...

De fato a VIDA nos dá o HOJE para ser vivido. Precisamos viver o HOJE mesmo.

O ONTEM é um rio que contém nossa história. Nele temos muitas dicas da VIDA a respeito do nosso HOJE. E HOJE nós podemos planejar o noss AMANHÃ.

O ONTEM é extremamente importante para o nosso AMANHÃ, mas só podemos fazer alguma coisa no HOJE. Portanto viver o HOJE é a dica dos que vivem essa realidade e são muito felizes por isso. VIVER A VIDA HOJE!!!

Para muitas pessoas (e eu me incluo), Jesus é o CAMINHO, a VERDADE, e a VIDA. Jesus é a VIDA. Só encontramos respostas para a VIDA nele.

HOJE nós podemos fazer isso: ir em busca da VIDA.

Assim seremos felizes.

Loba Vermelha disse...

É verdade, querido. E a cada dia eu me encanto mais e mais com o milagre da vida, sabia?

Hoje, a "chamadinha" do cara lá de cima veio depois que resolvi mudar coisas que PRECISAM ser mudadas em minha vida. E eu entendi o recado. Não me revoltei e até agradeci por ele me parar. Antes que fosse tarde demais.

Beijo grande e fique com Deus